Cultura de Compliance

O Compliance é um conjunto de práticas – atitudes e atos internos e externos para que todos os processos e ações de uma determinada empresa estejam em conformidade com as leis que regulam a sua atividade.

O compliance é extremamente necessário no cenário atual, em que as empresas necessitam reduzir os riscos e zelar pela boa imagem e reputação, sendo assim, a ética deve nortear a conduta de toda a organização e de seus colaboradores.

Parece lógico e simples que se faça sempre tudo dentro da lei, mas compliance não é apenas legislação e manter procedimentos pode ser extremamente difícil.

Por isso, o primeiro pilar de um programa de compliance é o comprometimento da empresa, ele deve começar pelo mais o alto escalão, afinal, os líderes são exemplos para todos os demais.

Os líderes da empresa devem disseminar a cultura do Compliance por todos os setores, promovendo uma verdadeira evangelização de conformidade.

Não adianta trabalhar um conceito destinado a impactar toda a empresa e apenas o topo da hierarquia seguir corretamente, portanto, devem repassar as diretrizes a todos funcionários, colaboradores e parceiros.

Para que isso aconteça de forma satisfatória, é extremamente necessário lidar transparência e comunicação objetiva com todos os envolvidos, a fim de esclarecer quais as regras e posturas que devem ser adotadas e qual deve ser a conduta de cada um dos colaboradores diante das mais diversas situações.

É fundamental demonstrar que o programa, traçado para a empresa de acordo com as características do negócio, é essencial e porque ele deve ser seguido à risca.

Portanto, uma cultura de compliance deve alcançar todos que de alguma forma se relacionam com a organização. A cultura de compliance torna a empresa mais confiável com colaboradores mais conscientes e consequentemente mais segurança.  

Deixe um comentário